Pode me chamar de antiquada mas para mim dança de solo não é para ser executada em qualquer lugar e com qualquer movimento. Temos que tomar pois a dança do solo pode ficar muito ridícula e quase comíca quando executada sem a menor classe e estudo de conteúdo.
Uma das possíveis origens da dança de solo vem da necessidade da mulher beduína fertilizar o solo. Como forma de ritual, no terceiro dia de menstruação, elas dançavam ao luar entregando seu sangue á terra. Essa entrega era feita atráves de movimentos pélvicos, o que chamamos hoje de dança de solo.
Outra teoria seria mais mudana, a dança era usada para conquistar o homem tanto dançando como na hora do coito.
Na dança do candelabro a dança de solo faz parte da tradição com movimentos menos sensuais e mais "espirituais". Hoje em dia, a dança é executada muitas vezes quando dançamos com taças ou em solos pequenos de taksim.
Minha opoinão, como disse no começo desse post, é simples para dançar no solo você precisa primeiro estudar os movimentos olhando no espelho, assim não corre o risco de estar em uma posição "feia" que não favorece a arte, alias essa é a chave, a dança de solo deve ser uma arte não uma parenta da pornochachada!
6 Comentários
Nossa Si, além de tudo achei muito vulgar o começo.
ResponderExcluirSenti vergonha por ela...
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau com tudo que vc disse acima. E digo mais, seja lá que estilo uma bailarina queira dançar, ela DEVE respeitar a dança, principalmente no sentido cultural.
ResponderExcluirQuando vejo algo assim fico entristecida. Sinto como se estivessem jogando todos os meus 10 anos de trabalho no lixo.
Vergonha alheia total.
=)
Tem que ter muito cuidado mesmo. Sei lá,todo mundo sentado e vc no solo,fica muito exposta ,pois todos te olharão de cima,complicaaaado :(
ResponderExcluirMelhor deixar pra palco de teatro mesmo,feito com muita técnica,elegância e...usar com moderação!
Flor,baixei o livro,estou lendo do jeitinho que vc ensinou (Fazendo os exercícios),obrigada por compartilhar!
Beijo grande :)
Oi Harah querida tdo bem?
ResponderExcluirBrigada vc por ler ;) espero que goste!
Um bj grande
Oi NSari, olha só: em qualquer estilo de dança, a gente vê os bailarinos trabalharem com as mudanças de níveis - alto, médio e baixo. Na dança do ventre não é diferente.
ResponderExcluirEu, particularmente, tb não sou fã de movimentos de solo, mas não pq os ache feios, mas pq tenho dificuldade de fazê-los com classe.
Quanto a bailarina do vídeo... bem, é a Didem. Ela sempre será excessivamente sensual e apelativa. Não importa muito se dançando no alto ou no solo... Mas concordo com vc: achei de mau gosto.