Dança de solo

 Pode me chamar de antiquada mas para mim dança de solo não é para ser executada em qualquer lugar e com qualquer movimento. Temos que tomar pois a dança do solo pode ficar muito ridícula e quase comíca quando executada sem a menor classe e estudo de conteúdo.

Uma das possíveis origens da dança de solo vem da necessidade da mulher beduína fertilizar o solo. Como forma de ritual, no terceiro dia de menstruação, elas dançavam ao luar entregando seu sangue á terra. Essa entrega era feita atráves de movimentos pélvicos, o que chamamos hoje de dança de solo.

Outra teoria seria mais mudana, a dança era usada para conquistar o homem tanto dançando como na hora do coito.

Na dança do candelabro a dança de solo  faz parte da tradição com movimentos menos sensuais e mais "espirituais".  Hoje em dia, a dança é executada muitas vezes quando dançamos com taças ou em solos pequenos de taksim.

Minha opoinão, como disse no começo desse post, é simples para dançar no solo você precisa primeiro estudar os movimentos olhando no espelho, assim não corre o risco de estar em uma posição "feia" que não favorece a arte, alias essa é a chave, a dança de solo deve ser uma arte não uma parenta da pornochachada!


6 Comentários

  1. @amandawy18.1.11

    Nossa Si, além de tudo achei muito vulgar o começo.

    ResponderExcluir
  2. Senti vergonha por ela...

    ResponderExcluir
  3. @CondessaJuliana18.1.11

    Concordo em gênero, número e grau com tudo que vc disse acima. E digo mais, seja lá que estilo uma bailarina queira dançar, ela DEVE respeitar a dança, principalmente no sentido cultural.
    Quando vejo algo assim fico entristecida. Sinto como se estivessem jogando todos os meus 10 anos de trabalho no lixo.
    Vergonha alheia total.

    =)

    ResponderExcluir
  4. Tem que ter muito cuidado mesmo. Sei lá,todo mundo sentado e vc no solo,fica muito exposta ,pois todos te olharão de cima,complicaaaado :(
    Melhor deixar pra palco de teatro mesmo,feito com muita técnica,elegância e...usar com moderação!
    Flor,baixei o livro,estou lendo do jeitinho que vc ensinou (Fazendo os exercícios),obrigada por compartilhar!
    Beijo grande :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Harah querida tdo bem?

    Brigada vc por ler ;) espero que goste!

    Um bj grande

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20.1.11

    Oi NSari, olha só: em qualquer estilo de dança, a gente vê os bailarinos trabalharem com as mudanças de níveis - alto, médio e baixo. Na dança do ventre não é diferente.
    Eu, particularmente, tb não sou fã de movimentos de solo, mas não pq os ache feios, mas pq tenho dificuldade de fazê-los com classe.
    Quanto a bailarina do vídeo... bem, é a Didem. Ela sempre será excessivamente sensual e apelativa. Não importa muito se dançando no alto ou no solo... Mas concordo com vc: achei de mau gosto.

    ResponderExcluir