A cada dia que passa, a dança do ventre deixa de ser oriental e passa a ser ocidental. Como isso acontece?
Simples, no momento em que técnica se torna o fator mais importante da uma dança. Ué mas técnica não é tudo? NÃO, TÉCNICA NÃO É TUDO, técnica é tudo em danças em que não há outra possibilidade de fazer tal movimento a não ser aquele, exemplo, um Tendu ( passo de ballet em que uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora, e os ossos dos quadris ficam sempre em linha com os ombros) tem que ser um Tendu em qualquer corpo. Isso é a didática ocidental, o modo ocidental de ver a dança.
Na dança do ventre, um shimmie, apesar de ser sempre um shimmie, nunca vai ser executado da mesma forma por bailarinas diferentes. Isso é o modo oriental de ver a dança. Então onde entra a técnica na dança do ventre? A técnica entra quando a professora explica a posição corporal do movimento, a estrutura do movimento, o modo como cada corpo vai reagir diante dessa posição, diferirá de corpo para corpo. Resalvo que é óbvio que a professora sempre está atenta a postura e a posição estrututral correta de executar o movimento, mas não inteferirá no modo como cada corpo executa o movimento.
Gente, a dança do ventre não é ballet, é triste observar que grandes mestras estão se distânciando da raiz da dança do ventre, as vezes tenho a impressão que para dança do ventre ser respeitada, ela precisa ter as mesmas bases técnicas do ballet. Não é estranho? Para mim isso é sinal de que no fundo, nós mesmas temos preconceitos...
5 Comentários
Perfeito!! a cada dia a dv está se distanciando de suas raízes orientais. Agora a "moda" são arabesques altíssimos, giros infindáveis, tudo meio duro e engessado...prefiro o jeito antigo!!
ResponderExcluirCada dia mais segregam a dança do ventre com poses, "tem que fazer isso" fazer aqu, passo da moda!! faz tempo que nao se sente a musica!!
ResponderExcluirbjokas
Essa questão de Corpo X Movimento,é algo que tem que ser considerado sim,cada corpo é um corpo,tudo influência na execução do movimento...altura,peso,pé,tônus.E ensinar,tornando o movimento "acessivel" para a aluna,é um desafio que pede muita didática e generosidade.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e principalmente,por compartilhar!
Grande beijo :)
to lendo tudo, to amando tudo! seu Blog é um Oásis!
ResponderExcluirOi Yasmine fico feliz que vc esteja gostando :)
ResponderExcluirUm bj grande