5° véu

Vaculhando minha estante de livros achei um pequeno livro árabe de receitas que a muito tempo estava procurando. Nessa livro a autora , Amirah sharif  mistura 30 receitas de pratos árabes com pequenos contos.


O título do livro é Os setes véus da cozinha àrabe - 30 receitas de sedução, resolvi dividir com vocês algumas receitas do 5° véu -  receitas para obter abundância e prosperidade, lá vá :

Conto:
Havia em Bagdá um mercador muito rico. No fim da vida, teve um filho. O menino, levado por más companhias, gastou em demasia e, um dia, verificou que só tinha uma jovem escrava. Assim, resolveu vendê-la por 10 mil dinares ao califa. A escrava era muito bela e instruída e, então, o califa mandou os mestres da ciência colocarem-na á prova. Se ela vencesse, seu dono receberia os 10 mil dinares e muitos presentes.


A primeira pergunta foi formulada: Quais são as principais obrigações da religião muçulmana?

A escrava respondeu que são cinco: a profissão de fé, as orações, a caridade, o jejum de Ramadã e a perigrinação á Meca.
Quais os atos de fé mais meritórios?

- São seis: recitar as orações, distribuir esmolas, jejuar, visitar Meca, combater os maus instintos e participar da guerra santa.

E o que é uma coisa, a metade de uma coisa e menos que uma coisa?

- O crente é uma coisa; o hipócrita é a metade de uma coisa e o descrente é menos que uma coisa.

E, então, o sábio que formulava as perguntas testemunhou que a escrava o ultrapassava em conhecimentos e sabedoria. Assim o califa entrgou ao dono da escrava 10 mil dinares e ricos presentes, como o prometido. E todos ficaram felizes.

Decoração da mesa:
velas amarelas e arranjos de rosas amarelas com frutas ( pêssegos, uvas diversas e maçãs)

Segredo:
Sirva os pratos somente em dia de lua nova ou lua cheia, acompanhados da bebida Néctar de beirute ( Ingredientes- 2 maçãs, sementes de 1 romã - modo de preparo: bata as maçãs e as sementes da romã no liquidificador coloque açúcar e gelo a gosto.)


Receita: Patê de grão de bico

Ingredientes

1 copo de grão de bico
4 colheres de sopa de Tahine ou maionese
1/2 copo de suco de limão
4 dentes de alho amassados
1/2 colher de café de sal
2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo
Cozinhe o grão de bico em panela de pressão com um pouco de sal e deixe-o ficar bem mole. Coloque-os, aos poucos, no liquidificador batendo com a água do cozimento. Coloque os outros ingredientes e bata mais um pouco. Sriva regado com azeite e pão árabe. Segredinho: coloque uma nota de dinheiro embaixo dos pratos, juntos com 3 folhas de louro.

Vou fazer a receita e usar os segredinhos, depois conto como ficou!

0 Comentários