Por que os Shimmies podem curar?

No curso de Dança do Ventre Iniciática que ministro as quartas-feiras em Moema, um dos temas e exercícios aplicados durante as aulas é a força terapêutica dos shimmies. Um dos movimentos corporais mais antigos, ele está relacionado diretamente com os rituais. Por isso vale a pena, mesmo para aquelas que seguem o caminho da dança mais voltado para a técnica, estudar e vivenciar a cura dos shimmies.

Quem quiser receber a apostila completa, curta a página do Ventre no face ou siga o blog e mande uma mensagem com seu e-mail que envio a apostila para vc. Quem já curte ou segue o blog é só mandar o e-mail! bjus e bons estudos ;)

Por que os Shimmies podem curar?


Com sua movimentação localizada no chakra básico (muladhara), libera energia, acaba com stress, faz o ground, solta o corpo, ativa a circulação, renova as energias. (Os chakras são vórtices energéticos, através dos quais os corpos bioenergéticos dos seres vivos aborvem energias provenientes do mundo exterior. Existe um número enorme de chakras espalhado pelo corpo, porém, vamos apenas destacar sete deles, que são considerados os “grandes chakras” e que nos interessam neste nosso treinamento.  O Chakra Básico - Está localizado na base do cócix (base da espinha dorsal) e relaciona-se com as glândulas reprodutoras e sexuais. Este é o vórtice por onde o corpo recebe as energias telúricas, ou seja, provenientes do centro da terra.)

Tem o poder de ativar a Kundalini. (Kundalini vem do sânscrito kundal e significa “aquela que está enrolada”, termo originário da Índia Hinduísta, sendo uma metáfora da serpente. Ela é a energia evolucionária nos seres humanos, ela opera a fim de produzir luminares espirituais. Segundo a crença, enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada). 

Massageia e estimula os órgãos internos. 

Restaura ou revitaliza o desejo sexual. 

Transforma as emoções negativas em positivas. (Relação das emoções com as reações do corpo físico:
Raiva - drena energia do corpo.
Medo - consolida a energia, imobilizando o corpo físico.
Culpa - reduz o movimento de energia entre órgão e sistemas; diminuindo a capacidade física de reparar e substituir células.
Amor - reforça a sabedoria do corpo ou o nível etéreo da energia, energizando especificamente o cérebro, os tecidos do coração e o sistema imunológico.
Excitação - libera surtos de energia que reforçam o sistema endócrino, revitalizando os fluidos do corpo. Aceitação - aprimora o estado de paz no âmbito das energias corporais, permitindo o vínculo entre espírito e a força divina se torne evidente.) 

Trabalha a energia Yang. (Segundo a filosofia chinesa nossos meridianos estão divididos em pares yin e yang. Os meridianos yang referem-se aos aspectos energéticos do corpo, como o movimento e o pensamento. Os meridianos yin referem-se aos aspectos mais físicos, como órgão e o sangue. Yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente enquanto Yin é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio.)


9 Comentários

  1. Olá, se puder me mandar este material ficarei muito grata! Parabéns por trabalhar com a forma curativa da dança e compartilhar isto com os demais!!! Meu e-mail é gisele.ricetti@gmail.com! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Percebo nas aulas que quanto mais tensa e ansiosa, mais dificil é a entrega para a dança. O corpo não se solta e nestes casos tenho especial dificuldade com os shimmies.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mel tudo bem? Sua análise está correta, quanto mais tensa mais difícil é para gente soltar o corpo. lembre-se a entrega começa pela mente ;)

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, pode me tirar uma dúvida? Com o avanço das aulas sinto que a energia está sendo desbloqueada, mas isso está me incomodando e até me assustando um pouco, porque me parece um pouco demais, rs. Tô ficando doida ou é assim mesmo, rs? Grata querida!!!

      Excluir
    2. Oi Mel tudo bem?

      É normal, mas o desbloqueio aberta "portas" por isso vc deve estar sempre atenta as energias e influências. Caso esteja se sentido por demais desbloqueada aconselho a reduzir as aulas para que essa abertura aconteça de forma mais sutil!!!


      bjus espero que tenha ajudado!

      Excluir
  4. OI! Adorei o post! se poder me mandar
    mariahkiara@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi, gostaria de receber a apostila. Meu email é deborah.mirandaa@hotmail.com
    Parabéns pelo seu trabalho!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, meu e mail...
    malikamaktub.mnv@gmail.com ou. isis_horus_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto gostaria da apostila. ninave@vilarica.com.br Obrigada!!!

    ResponderExcluir