Os ritmos e minhas dúvidas

Estudos ritmos desde de sempre e desde de sempre tenho minhas dúvidas, será que tenho que decorar todos os nomes dos ritmos? Será que alguém sabe todos de cor? 

Antes de responder que sim, saiba que existem mais de cem tipos de ritmos árabes... Aí você vai me dizer que todas temos a obrigação de saber pelo menos os principais, concordo mas te pergunto:  Quando você está dançando e escuta o masmoud você lembra ou pensa no nome do ritmo ou simplesmente dança?

Vou confessar que estudo a fundo os ritmos, mas mais a fundo ainda estudo a leitura musical , não sei o nome de todos na ponta da língua e sempre troco um pelo outro, afinal não estudo música, estudo dança! 

Se estivesse em um país árabe onde a bailarina comanda a banda e pede a música a ser tocada, estudaria além da dança música, mas aqui quem manda é a banda, então pra que?

O detalhamento de um ritmo pode transformar uma dança, o nome desse ritmo detalhado, não faz a menor diferença.


1 Comentários

  1. Atualmente não estou fazendo aulas, mas comecei a estudar ritmos através de vários vídeos didáticos depois de ler muito a respeito deles em vários blogs e ver que é comum works sobre o tema e muita preocupação.

    Então... o que aconteceu é que sei identificar uns cinco ou seis principais em um solo de derbake, mas no meio de uma música moderna ou clássica, só se estiver muito marcado, a batida bem alta, o que geralmente não acontece, rsrs...

    Estou gostando de estudá-los, mas sinceramente, não me parece que uma dançarina que não os conheça saia prejudicada. Quem tem alguma prática na dança, não deixa de dançar no ritmo certo e consegue marcar o ritmo ao ouvir os dums, dums, taks, taks, rsrs, independente de saber o nome ou ter total certeza se é mesmo o que ela aprendeu ou algum parecido...

    Também acho mais legal estudar leitura musical em geral.

    Bjus

    ResponderExcluir