Quebra-nozes, "O Café"- dança árabe





Para quem não conhece o enredo...
O Quebra-nozes, é um conto popular inspirado numa narrativa de Hoffmann, com música de Tchaikovsky e coreografia de Ivanov.

Tudo começa numa festa de Natal na casa da família Stahlbaum.Os filhos, Clara e Fritz, esperam pelos convidados que logo se entusiasmam com a entrega dos presentes e as danças natalinas. De repente uma figura misteriosa chega para a festa: Drosselmeyer, o mágico, padrinho de Clara, juntamente com o seu sobrinho.

Drosselmeyer dá de presente à Clara um Quebra-Nozes com aparência de soldadinho.Clara, encantada, começa a dançar com seu novo brinquedo, mas seu irmão Fritz toma - lhe o boneco que se quebra na confusão. Drosselmeyer conserta-o e consola Clara.

A festa termina e eles se retiram. Todos dormem na casa da família Stahlbaum, menos Clara que vai até a sala ver seu boneco que havia deixado perto da árvore e adormece a seu lado.

Na sala escura, Clara ouve ruídos de ratos que tentam atacá-la. De repente, toda a sala parece crescer, o boneco toma vida e Clara parece estar do tamanho deles. O Quebra-Nozes luta com os ratos para defendê-la, quando surgem o Rei dos Ratos e o pelotão dos soldados de chumbo. 

O Rei dos Ratos e o Quebra-Nozes lutam até se ferirem mortalmente. Os ratos retiram seu rei e Clara corre ao encontro do seu Quebra-Nozes. Ao vê-lo morto, começa a chorar; suas lágrimas quebram o encanto e o boneco transforma-se em um lindo príncipe- o sobrinho de Drosselmeyer - que leva Clara para visitar o Reino Encantado.

O ponto culminante desta parte do balé é constituído por seis danças:”O chocolate” (dança espanhola caracterizada pelo solo de trompetes e o repicar das castanholas), “O café” (dança árabe), “O chá” (dança chinesa),”O Trepak” ( dança russa de sabor popular), a “dança dos Mirlitões) e “Mamãe cegonha e filhotes” inspirada em duas canções populares francesas.


 

0 Comentários