Sunitas e xiitas, vc conhece a diferença?

Este post não é relacionado com a dança do ventre em si, a partir de hoje postarei aqui também, meus estudos sobre as tradições culturais, religiosas e artítiscas árabes, o primeiro assunto: A diferença entre Sunitas e Xiitas.

" O cisma que dividiu o mundo islâmico entre sunitas e xiitas teve origem em 632 a.c., quando Maomé (PBUH) morreu sem determinar um sucessor.

Parte da comunidade achou que a autoridade suprema deveria ficar com os companheiros de Maomé (PBUH), enquando outra parte acreditava que ela deveria pertencer à linhagem sagrada do Profeta. Essa linhagem era a dos descendentes de sua filha Fátima, considerada a mais santa das mulheres do Islã. Ela era casada com ali, primo de Maomé (PBHU), e é a ele que se deve a origem do xiismo ( o termo vem do árabe Shi'at' Ali, "partido de Ali"). Ele é considerado o primeiro imã, o primeiro guia supremo da comunidade xiita. Hoje os xiitas estão concentrados no Irã, Iraque e no Iêmen.

Sunitas e xiitas seguem ambos os mesmos preceitos do Islã, mas há uma diferença religiosa que define  a atitude política e social. Para os sunitas, a interpretação dos texto sagrados do Alcorão é fechada, ninguém pode opinar ou introduzir inovações, enquanto para os xiitas continua aberta. 
A consequência disso é uma mentalidade mais conservadora entre os sunitas e uma suposta mentalidade inovadora e flexível entre os xiitas."  Fonte : revista Terra ano 13 Nº 156

P.S Antes da revolução Islâmica promovida pelo aiatolá Komeine, o Irã (antiga pérsia) era vista entre os muçulmanos como um laboratório experimental para tentar adaptar o islã ao mundo moderno.
P.S 2  84% do muçulmanos são sunitas.

1 Comentários

  1. Obrigado por compartilhar seu conhecimento,e sei que vem mais coisa interessante por aí,sempre pertinente ao contexto.Principalmente porque vc explicou de forma super acessível e embasada!
    Beijos e ótimo domingo :)

    ResponderExcluir