Quando for a um país árabe

Sabe, só sinto que viajei para um outro país quando mergulho na cultura. Para mim, visitar os pontos turísticos é super importante e bacana mas não se compara a vivência da cultura, da rotina do povo, do entender o que é ser alguém daquele país... Sempre que viajo para países árabes gosto de usar ( apesar de não ser necessáro) o lenço na cabeça (hijab) assim além de sentir na pele o que é estar de véu,  respeito a cultura... ah e sem falar que em alguns países o sol é tão forte que não dá para ficar com a cabeça descoberta ;)

Nesse vídeo a Asma ensina como usar um hijab de duas peças.

O que é o hijab afinal?  Hijab ou ħijāb  é o conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica. No Islã, o hijab é o vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade, ou ainda "o véu que separa o homem de Deus". O termo "hijab" é, por vezes, utilizado especificamente em referência às roupas femininas tradicionais do Islã, ou ao próprio véu.

O hijab é usado pela maioria das muçulmanas que vivem em países ocidentais. A depender da escola de pensamento islâmica, o hijab pode se traduzir na obrigatoriedade do uso da burca, que é o caso do Talibã afegão, até apenas uma admoestação para o uso do véu, como ocorre na Turquia. Na atualidade, o hijab é obrigatório na Arábia Saudita e na República Islâmica do Irã, além de governos regionais noutros países, como na província indonésia de Achém.

Estudiosos islâmicos afirma que o Islam preserva a dignidade da mulher e recusa que ela seja possuída pôr estranhos. Para eles o hijab foi decretado para proteger a sua modéstia e honra pois Deus, o Altíssimo, diz no Alcorão Sagrado:
Cquote1.svg Ó profeta, dizei a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que quando saírem que se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distinguem das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo Cquote2.svg

33ª Surata, Al-Ahzab, versículo 59
Deus revelou este versículo ao seu Mensageiro, o Profeta Muhammad (PBUH) ordenando a mulher crente a se cobrir com sua manta quando saísse de seu lar, de tal maneira que nenhum de seus atrativos ficasse visível; porque desta maneira sua aparência se tornaria claro a todos, de que ela era uma muçulmana, honrada, casta, pelo que nenhum hipócrita ousaria molestá-la.
O uso ou não do hijab pouco preocupa muçulmanos de certas correntes. Muitas mulheres não usam o véu sequer para a celebração religiosa de sexta-feira, o dia sagrado dos muçulmanos. Elas contam que usar ou não usar o véu é uma questão pessoal, e que o mais importante não é usar ou não usar, mas o motivo que leva a mulher a querer usar. Fonte

2 Comentários