Nesse friozinho um chá de menta marroquino vai bem né ?!

By SS Martinelli - sexta-feira, novembro 12, 2010

Como preparar um chá de menta marroquino - fonte

Em Marrocos é prática comum beber um copo de chá de menta cinco ou seis vezes por dia – para além do convívio social e do paladar refrescante e delicioso, o chá de menta tem algumas propriedades terapêuticas conhecidas. Aprenda a preparar um chá de menta tipicamente marroquino e traga um pouco de Marrocos para a sua casa.

O poder do chá de menta

Há muitos séculos que o chá de menta faz parte da cultura e estilo de vida marroquino. Para além de ser sinónimo de um ritual relaxante e saboroso (os marroquinos apreciam o seu chá de menta especialmente doce!), diz-se que o chá de menta faz bem à saúde, nomeadamente para facilitar a digestão, aliviar a má disposição resultante da mesma, combater dores de cabeça e estados de nervosismo. Num país onde não se bebe álcool, os marroquinos admitem que o chá de menta possa ser o seu grande e único “vício”, sendo consumido cinco ou seis vezes por dia ou por vezes até mais. Servido quente, morno ou frio, o chá de menta é ainda um símbolo da hospitalidade marroquina.

Como servir um chá de menta

Tradicionalmente, o chá de menta é preparado num bule específico – o bule Berber ou Sufi – de formas curvas e com desenhos mouros, é normalmente feito de latão ou banhado em prata. Ao contrário do que habitualmente sucede na hora de servir um chá, o chá de menta não é servido nas típicas chávenas de chá, mas antes num pequeno copo de vidro colorido e ornamentado – o que torna toda a cerimónia do chá de menta ainda mais agradável. O bico longo e elegante do bule marroquino facilita o ato de servir o chá de menta nos respetivos copos de chá marroquinos. Se pretender fazer e servir chá de menta com frequência, aconselha-se o investimento num bule de chá marroquino, exclusivamente reservado para a preparação do chá de menta, evitando assim a influência dos sabores e aromas de outros chás. Para além disso, os típicos copos de chá marroquinos também são um pequeno extra que tornará cada momento de chá especial. Para servir um chá de menta com pompa e circunstância, disponha o bule e os copos em vidro num tabuleiro em latão.

A preparação

  • Ferva um pouco mais de água do que aquela necessária para fazer um bule de chá.
  • Uma vez fervida a água, deite um pouco no bule de chá, agitando-o cuidadosamente de forma a aquecer o bule com a água fervida. Deite a água fora.
  • Coloque, dentro do bule, 3 colheres de chá de chá verde solto, 10 raminhos de menta fresca e 3 colheres de sopa de açúcar. Também pode utilizar folhas de menta secas, cerca de 3 colheres de chá.
  • Encha o bule com a água fervida e permita um tempo de infusão de cerca de 3 minutos, mexendo as folhas uma ou duas vezes apenas.
  • Se for a primeira vez que prepara um chá de menta, prove: o chá pode precisar de mais tempo de infusão ou mais açúcar. Se estiver muito fraco ou muito forte, na próxima vez que preparar um chá de menta, diminua ou aumente a quantidade de chá verde e de folhas de menta utilizadas.
  • Com a ajuda de um passador (para recolher as folhas) sirva o chá de menta nos copos marroquinos. Pode guarnecer cada copo com algumas folhas ou um ramo de menta se desejar.
  • Enquanto serve o primeiro chá de menta, pode preparar a próxima infusão: adicione 1 colher de chá de folhas de chá verde, 1 colher de chá de folhas de menta e 2 colheres de sopa de açúcar ao bule e encha com água fervida. Deixe repousar durante 5 minutos, mexa, prove e sirva.
  • Se pretender servir o chá de menta morno, deixe arrefecer até à temperatura desejada. Se pretender servir o chá de menta frio, deixe arrefecer até se encontrar morno e adicione gelo.

  • Share:

You Might Also Like

0 Ebulições