Que dança é essa?

Nada mais infinito do que a busca pelo conhecimento. Tolo é aquele que limita o estudo!

Esses dias pesquisando sobre o Mokhtar descobri esse video:


Que dança folclórica será está?

Existe uma dança masculina originária de Said, região do Alto Egito, chamada Tahtib. Nela são usados longos bastões chamados Shoumas. Estes bastões eram usados pelos homens para caminhar e para se defender. Note que Said também é o nome do ritmo originário desta região. As mulheres costumam apresentar-se utilizando um bastão leve ou uma bengala, imitando-os, porém com movimentos mais femininos. Elas apresentam-se ao som do ritmo Said original, ou mesmo do Baladi ou do Maqsoum. Durante a dança, a mulher apresenta toda a sua habilidade, equilíbio e charme. Costuma-se chamar esta dança feminina de Raks El Assaya (Dança de Said). A Raks El Assaya foi introduzida nos grandes espetáculos de Dança do Ventre pelo coreógrafo Mahmoud Reda. Fifi Abdo teria sido a primeira grande dançarina a apresentar performances com a bengala. Porém ela se apresentava com roupas masculinas. FonteVeja o video do Tito dançando tahtib.

Em um primeiro momento pensei que seria a dança do bastão, essa era a única dança folclórica árabe que conhecia como dança em forma de luta. -


Porém além do ritmo e do movimento dos bailarinos não lembrarem em nada o estilo tahtib,  eles não estão dançando com bastões e sim com armas E agora? Quem és tu, oh dança?!

4 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Choquei! Mas é importante saber em que país é isso e em que contexto, porque fiquei imaginando que não seja uma dança folclórica, mas uma adaptação de algum grupo terrorista. Isso passou foi na Tv?... Posso até estar falando bobagem e sendo injustiça com os bailarinos, mas sinceramente foi o primeiro pensamento que me veio na cabeça.
    Acho muito legal as danças com bengala, espada e punhal porque apesar de gostar desse lado suave e sensual da dança do ventre, muitas vezes sinto falta de algo mais agressivo, afinal somos mulheres mas não temos só esse lado sensível pra mostrar e acho que essas danças representam um pouco disso, ainda que existam essas explicações a respeito dessas danças.
    Mas armas brancas como espada e punhal são uma coisa né, mas daí a dançar com armas de tiro, aí já achei muito agressivo.
    Se descobrir mais informações sobre o vídeo posta pra gente.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Laurinha, eu achei esse video em um site frânces chamado MusicME - http://www.musicme.com/ descobri que a musica e os bailarinos são marroquinhos, mas tb foi só isso, tentei achar mais informações sobre a dança e seus significados mas até agora nada ;(

    POde deixar que se achar qualquer coisa nova, posto aqui !!!

    Um bj e brigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. Ai minmha nossa eu fiquei chocada, rs !
    Como assim dançar com armas ?
    Sinceramente num entendi muito bem o vídeo, rs !
    Bjks !

    ResponderExcluir