Afrodite

Muito se fala dessa deusa quando o assunto é feminino e dança do ventre mas poucas sabem que seu mito quase não é vivenciado.

No livro As faces eternas do feminino tem um parágrafo sobre o mito que é a chave  do feminino de Afrodite:

Afrodite nasce como resultado de um ato violento de castração do pai, em função do excesso de rejeição que ele demonstra pelos filhos, frutos da sua união com Gaia. A deusa não vai ter contato direto com Gaia (nasce adulta) e acaba desenvolvendo um modo próprio de lidar com o masculino. É uma deusa extremamente poderosa, mas cuja maneira autônoma e livre de agir perturba a dinâmica patriarcal rígida. Ela pode ser considerada uma força primordial e mais antiga que o próprio olímpo (...) Simbolicamente poderíamos dizer que ela é a imagem diferenciada de mulher que se separa da dimensão mais oceânica da figura materna.



Quem de nós tem o feminino tão puro que não é influenciado nem pela figura materna e nem pelas críticas masculinas? Afrodite, no meu ponto de vista,  só é a deusa da beleza, do amor, da sedução porque seu feminino não foi castrado, não foi moldado e muito mesmo sufocado pela forças opressoras masculinas. Essa  parte do mito mostra ainda que é na fase adulta que devemos busca nosso feminino nos "livrando" das influências maternas e paternas.

Temos a tendência de vivenciar tudo na superfície do ser, quantas mulheres dizem que trabalham o feminino  na dança do ventre? Milhares! Quantas realmente desenvolvem esse feminino? Muito poucas e o motivo para isso é simples: ninguém pensa no mito, ninguém estuda o mito... Queremos comprar o frasco com a poção mágica de Afrodite e não percebemos que a única que pode fabricar essa poção é você mesma... Cada mulher tem sua própria receita, não se iludam, o frasco mágico não está a venda!

Se você gosta de mitologia, gosta de estudar o feminino, não deixe a inércia te levar, pare, pesquise, se empenhe, transforme sua vida. Isso depende só de você, sua professora de dança, suas amigas, sua mãe, suas irmãs etc podem ajudar, mas elas não são necessárias para que Afrodite entre na sua vida. Vá em busca que a deusa te encontrará ;)

Importante - Não faça ritual da deusa sem ir a fundo na análise de seu mito, antes de qualquer coisa para conseguimos um trabalho profundo e realmente eficaz relacionado as deusas, precisamos sair do raso e mergulhar com tudo nos mitos!

5 Comentários

  1. Qual o melhor livro para estudar esse mito?

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia um livro que indico para começar esse estudo é: BOLEN, Jean Shinoda - As deusas e a mulher. Nova psicologia das mulheres, Coleção Amor e Psique, São Paulo, Paulus, 1990

    Um bj :)
    Quando quiser mais indicações é só dizer!

    ResponderExcluir
  3. Adoro tudo sobre esta Deusa! Adorei seu blog!
    Bjs
    Silvia
    www.magiaenatureza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Maria Regina20.12.11

    Gostaria que você me indicasse algum livro para me aprofundar no mito de Afrodite.
    A deusa interior e As deusas e a mulher eu já li.
    Gostaria que você me indicasse outro, que se aprofunde em Afrodite.
    Grata.
    Regina.

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina tdo bem?

    Vc já leu o livro citado no post? As faces eternas do feminino? Ele é bem bacana ;)

    Bjs e boas festas

    ResponderExcluir