Dança Persa

Antes de começar a conta um pouco sobre a dança persa, devo esclarecer que os persas não são árabes, são persas. Para quem quiser saber mais sobre as diferenças entre árabes, curso, turco, persas, sunitas e xiitas clique aqui!


A dança da Pérsia está enraizada em um lugar muito pequeno, a província de Fars, no sudoeste do Irã moderno. No seu tempo, o Império Persa era vasto e dominou vários países, do Egito à Índia.

Considerado o primeiro império religioso do mundo, consistia em uma multidão de diferentes línguas, raças, religiões e culturas.
 
As origens são baseadas na em uma dança folclórica antiga; Em 478 aC,  a dança foi registrada pelo historiador grego, Heródoto. Ele descreve que a Pérsia tinha um grande intercâmbio cultural com o mundo antigo, especialmente com o Egito e Grécia. Artistas, bailarinas Gregas, eram trazidas para se apresentarem na corte do imperador.

A dança era uma parte importante do culto religioso para a primeira dinastia, Achaemenians. A religião chamada de mitraísmo, que se baseava no sol e no Deus luz, Mitra,  tinha a dança como parte de seu ritual.

Uma importante influência na dança persa foi Qadjar, sua dinastia reinou de 1795-1925. É neste período que a dança começou a ser chamada de "dança clássica persa";  Os dançarinos dançavam na corte do Xá para fins de entretenimento, como a coroação , festas de casamento, festas e Norouz (ano novo iraniano).


A dança clássica persa tem um estilo distinto, incluindo movimentos expressivos de mãos, olhos e face;  Os movimentos de quadril são pequenos e discretos, assim como os movimentos da parte superior do tronco. Os passos são leves e podem incluir padrões intrincados. As dançarinas podem dançar com um véu e frequentemente usam snujs para acompanhar a música.

Texto de Jasmin Jahal, tradução Nassih Sari


Esse Videos é de uma dança persa atual, realizada em um casamento.


Esse outro vídeo é super interessante pois mostra a dança da faca;  Essa dança é realizada durante o casamento antes dos noivos cortarem o bolo!

0 Comentários