Respiração, Postura e Concentração

Segundo um mestre zen, a respiração é a chave da espiritualidade; Para atingir a alma da dança precisamos aprender a respirar e se conectar.



















A bailarina sem a percepção do corpo sua dança não passa de uma dança qualquer, por isso resolvi colocar aqui um aprendizado super simples dividido em 3 partes que irá ajudar a percebermos realmente o corpo.

1º A respiração zen: ela é muito mais lenta e os movimentos respiratórios são controlados pelos músculos do abdômen inferior e não pela musculatura do peito.

2º A Postura: a postura correta facilita a respiração correta que facilita movimentos corretos, que facilita uma dança correta!

3º A concentração: temos que aprender a concentrar só assim escutaremos a música, sentiremos os movimentos acontecendo e conseguiremos nos entregar verdadeiramente a dança sem se preocupar com a platéia, com o estrelismo, com o narcisismo e outras cositas mas.

Para treinar basta você contar a respiração de 1 á 10 e retornar ou então usar o Koan.

Um koan é uma narrativa, diálogo, questão ou afirmação no Zen-Budismo que contém aspectos que são inacessíves à razão. O koan tem como objetivo propiciar a iluminação do aspirante zen-budista. Um koan famoso é: "Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?" o ato de responder fica sendo o foco de concentração.(tradição oral, atribuida a Hakuin Ekaku, 1686-1769).

0 Comentários